Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO

Iniciamos mais um ano e com ele a esperança de grandes conquistas. Refazemos as nossas metas, trançamos novos objetivos, fazemos uma reengenharia em nossos sonhos, respiramos fundo e afirmamos “este ano vamos arrebentar!” e porque não arrebentamos todos os anos?  Afinal sempre fazemos assim.
Ao olhar para as escrituras nos deparamos com alguns exemplos que pode nos ajudar a entender, porque falhamos em nossas conquistas, e nem sempre arrebentamos como havíamos programado. Vejamos dois exemplos:

  1. Não estamos preparados para enfrentar os gigantes do novo ano. Foi assim com Israel, eles saíram do Egito eufóricos, cheios de contentamentos, radiante de energia positiva para conquistar a terra prometida por Deus. A bíblia diz que eles saíram do Egito preparados para lutar (Ex 13:18). Tem alguma relação com a entrada do novo ano? Estamos ou não preparados para lutar, não é assim? Israel ao chegar ao mar vermelho, teve sua primeira oportunidade de mostrar que estava preparado para a luta, de mostrar que confiava no Deus que os havia retirado do Egito e prometido levarem a terra de Canaã. Não foi isso que aconteceu, a bíblia diz que eles se aterrorizaram (Ex 14:10). Ocorre que as grandes conquistas não acontecem sem lutas, sem determinação e atitude de vencedor. A bíblia diz “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.” Apartir daquele momento Israel mostrou-se fraco em todos os momentos de angustia, não acreditavam em si mesmo, não criam no Deus que os havia tirado do Egito, dependiam sempre de Moises. O clímax de tudo isso foi quando chegaram próximo da terra prometida, que ao ouvirem o relato dos espias sobre os gigantes que haveriam de vencer, o povo mais uma vez se mostrou fraco e perdeu a oportunidade de conquistar o seu sonho. No ano de 2012 virão lutas, teremos mar para atravessar, gigantes para vencer, mas não podemos nos enfraquecer, temos que acreditar em nossos sonhos, acreditar em nos mesmos, e acima de tudo crer no Deus a quem servimos.
  2. Não podemos subestimar o inimigo. Josué havia conquistado Jericó, uma cidade fortíssima e vencida através da obediência ao plano definido por Deus para conquistar a cidade. A próxima batalha seria contra uma cidade pequena de nome Ai. Josué fez uma avaliação e decidiu utilizar apenas 3000 soldados. Para esta batalha não vemos Josué consultando ao Senhor, ele achava que a vitória seria sua e não contava com o pecado de Acã, que havia atraído à ira de Deus, contra Israel (Js 7:1). Josué pelejou contra a cidade e saiu derrotado. No ano de 2012 com certeza teremos batalhas que nos levarão a nos aproximar mais de Deus antes de começar, outras serão aparentemente fáceis e nos esqueceremos de recorrer a Deus, por achar que já ganhamos, todavia não podemos nos esquecer que é de Deus quem vem a nossa vitória, o salmista diz “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra”. Não importa se o seu objetivo é grande ou pequeno, em ambos procure conhecer a vontade de Deus, lute segundo o plano e a vontade de Deus.

Que o ano de 2012 seja um ano de vitória, de realizações e resultados positivos. “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” Ap. Paulo.

Feliz 2012
Adiel / Marystela / Italo / Nívea

Um comentário: